domingo, 14 de novembro de 2010
A Relação do Processo de Trabalho das Equipes de Saúde com os Usuários: Orientações Básicas sobre Alimentação
Por:
Wanessa F.S. Aquino - Especialista em Nutrição e Saúde Materna.
Amanda Pereira - Enfermeira Colaboradora do Projeto de Extensão.
Denise B.C. Friedrich - Doutora em Saúde Coletiva.
domingo, 7 de novembro de 2010
terça-feira, 26 de outubro de 2010
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
sábado, 18 de setembro de 2010
Maior expectativa de vida está em SC
Segundo dados preliminares do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Santa Catarina é o estado brasileiro com a maior expectativa de vida, liderando o ranking juntamente com o Distrito Federal.
Aqui se vive em média 75,8 anos, acima da média nacional que é de 75 anos.
Nós, como futuros profissionais Nutricionistas temos a tarefa de incentivar hábitos de vida saudáveis como uma alimentação equilibrada e a prática de atividade física regular para manutenção, recuperação ou promoção da saúde para atingir esta idade com toda a vitalidade.
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
sábado, 4 de setembro de 2010
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
Você sabe a diferença entre Kwashiorkor e Marasmo?
Constituem juntamente com a forma mista, classificações da Desnutrição.
KWASHIORKOR: deficiência predominantemente protéica. É mais comum em crianças abaixo de cinco anos e é caracterizado por edema, ascite, diarreia, descamação da pele, despigmentação do cabelo, apatia, tristeza, face de lua. Ocorre diminuição das proteínas plasmáticas, teciduais e viscerais, causando importantes alterações bioquímicas.
MARASMO: deficiência energético-protéica equilibrada. A criança apresenta déficit acentuado de crescimento, perda de peso, atrofia muscular, ausência de gordura subcutânea, pele enrugada e comportamento irritadiço.(VITOLO,2008)
Para o diagnóstico de desnutrição devem ser utilizados medidas antropométricas, exames laboratoriais, aspectos clínicos e alimentares da criança.
terça-feira, 13 de julho de 2010
quarta-feira, 23 de junho de 2010
terça-feira, 22 de junho de 2010
sexta-feira, 18 de junho de 2010
quinta-feira, 17 de junho de 2010
terça-feira, 8 de junho de 2010
Este documento traz a trajetória de luta do povo bem como o contexto histórico que envolveu a criação do Sistema Único de Saúde Brasileiro.
Arquivo completo
terça-feira, 25 de maio de 2010
Diga não ao Tabagismo
O tabagismo é considerado pela OMS a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Segundo estimativas, um terço da população mundial adulta é fumante. Aproximadamente 4,9 milhões de pessoas morrem por ano em todo o mundo, por dia são 10mil mortes. O número de mulheres fumantes vem crescendo a cada ano. O hábito de fumar está associado a diversas doenças crônicas, entre as mais graves, o câncer. Os tipos mais comuns são: pulmão e cabeça e pescoço. Cresce a necessidade de se criar ações para orientar a população a respeito dos malefícios do tabagismo e incentivar e apoiar as pessoas a deixarem esse vício.
Mais informações acesse o site do INCA
sexta-feira, 21 de maio de 2010
domingo, 16 de maio de 2010
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Estimativa: diabetes em 2030
A prevalência de diabetes na população mundial em todas as faixas etárias passará de 2,8% em 2000 para 4,4% em 2030 segundo artigo publicado pela WHO. O número total de diabéticos passará de 170 milhões (2000) para 366 milhões (2030). A prevalência de diabetes é maior em homens do que nas mulheres, no entanto, há mais mulheres do que homens acometidos. A maior prevalência de diabéticos será acima dos 65 anos de idade. O Brasil passará do 8º lugar no ranking mundial com 4,6 milhões para o 6º lugar em 2030 com 11,3 milhões de diabéticos de acordo com a estimativa.
Artigo completo.
Confira a prevalência no mapa
terça-feira, 11 de maio de 2010
Atribuições e Parâmetros do Nutricionista na Saúde Pública
O Nutricionista no âmbito da Saúde Coletiva tem como responsabilidade executar atividades de alimentação e nutrição de acordo com as políticas e programas institucionais de atenção básica e de vigilância sanitária. A Atenção Básica em Saúde dá-se por meio de um conjunto de ações de caráter individual e coletivo dentro do nível primário de atenção à saúde, objetivando promoção da saúde, prevenção de agravos bem como a reabilitação/tratamento dos distúrbios nutricionais.
Confira o documento completo
terça-feira, 4 de maio de 2010
Avaliação de uma nova Multimistura
A multimistura tem sido utilizada no Brasil pela Pastoral da Criança com a finalidade de reduzir a desnutrição infantil. No entanto, a eficácia deste suplemento tem sido constestada devido a presença de fatores antinutricionais. O artigo em questão propõe uma multimistura elaborada com uma variedade específica de milho, farinha de aveia, soja e banana e açúcar mascavo. Foram avaliadas quantidade protéica, condição microbiológica e custo do suplemento tradicional, outras de composição variada e do suplemento proposto. A multimistura prosposta apresentou-se superior à tradicional tanto nutricinal quanto microbiologicamente e com baixa relação custo/benefício. Artigo na íntegra
sexta-feira, 30 de abril de 2010
terça-feira, 27 de abril de 2010
PET-Saúde
Os integrantes do programa estão fazendo o reconhecimento das microáreas do Bairro Brejaru, a fim de se ter o conhecimento de quantas residências há em cada rua. Os primeiros encontros foram destinados à discussão sobre o projeto e à elaboração de um roteiro que será utilizado nas visitas. O passo seguinte será conhecer as Unidades Básicas de Saúde da Palhoça que serão abrangidas.Nas visitas, serão coletados dados socio-econômicos, além de dados referente à saúde, educação,saneamento básico, esporte, cultura, lazer, segurança pública entre outros. Posteriomente as informações serão cadastradas no SIG-PET e enviadas ao Ministério da Saúde.
Mais informações acesse: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1597
Assinar:
Postagens (Atom)